SUBSTITUÍMOS OS COPOS DE PLÁSTICO POR UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
13 de Maio, 2025

Numa iniciativa voltada à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental, a Câmara Municipal de Imbé realizou a substituição definitiva dos copos plásticos descartáveis, por copos reutilizáveis e produzidos com material reciclável em todas as suas dependências. A medida, que já está em vigor, faz parte de um conjunto de ações ecológicas que vêm sendo implantadas no Legislativo Municipal.
A decisão visa reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de plástico de uso único, que frequentemente termina em lixões, rios e no oceano. Estima-se que apenas um copo descartável leve até 400 anos para se decompor na natureza. Diante desse cenário, a Câmara adotou uma postura proativa, eliminando o uso diário de centenas de copos plásticos por servidores, visitantes e parlamentares.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa Vereador Caio Teixeira Sant’ana, a iniciativa não apenas promove a conscientização ambiental, como também reduz custos a médio e longo prazo ao cofre da Câmara. “É uma mudança simples, mas com grande impacto. Incentivamos todos os setores da administração pública a repensarem seus hábitos de consumo e adotarem práticas mais sustentáveis”, destacou, e ainda lembrou que existe uma Lei Municipal nº 2.155 de 02 de dezembro de 2020, que proibi o uso de copos plásticos descartáveis pela Câmara Municipal, a qual não vinha sendo cumprida, finalizou o presidente.
Os copos plásticos foram substituídos por alternativas reutilizáveis e de material reciclado, disponibilizados em áreas comuns da Câmara. Além disso, foram colocados coletores educativos incentivando o consumo consciente e o descarte adequado dos resíduos recicláveis.
A ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em especial o ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis. O Legislativo de Imbé espera, com essa e outras medidas, inspirar a população e outras instituições públicas e privadas a adotarem atitudes que colaborem com a preservação do meio ambiente.
A expectativa é de que, futuramente, novas políticas ambientais sejam implementadas nas dependências da Câmara e campanhas internas de educação ambiental, ampliando o compromisso da Casa com um futuro mais sustentável para o município.
________________________________
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
