LEGISLATIVO MUNICIPAL VISITA ETE DE CAPÃO DA CANOA

Na manhã da quinta-feira (24/04), uma comitiva do Legislativo Municipal visitou a estação de tratamento de esgoto (ETE) localizada no bairro Guarani no Município de Capão da Canoa, com intuito de conhecer todo processo de tratamento, desde a chegada do efluente até sua saída para os corpos d´água.

A visita a estação foi marcada pelo Presidente Caio Teixeira Sant’ana (PSB) que estendeu o convite a todos os pares. Na ocasião, se fizeram presentes, o Vereador e Vice-presidente Paulo Galimberti (MDB), Vereador Vainer Dias Fernandes (MDB), Vereador João Batista de Mathias (PSDB), Vereador Fagner Goulart (PODE) e o Secretário Geral Legislativo Cleverton da Silva, e firmou também a presença do Secretário de Pesca do Município Giovane Pereira, e de Oldair Arceno, Vereador eleito o qual ocupa o cargo de Secretário de Transportes no Executivo Municipal.

Já pela equipe da Corsan, o encontro contou com a presença de Luciano Brandão (Gerente Institucional), Alan Pedra (Gerente de Operações), Rodrigo Krentz (Coordenador de Operações), Tiago Marques (Coordenador de Operações Imbé), Fabiano Machado (Coordenador de Operações Capão da Canoa), Stephanie Muller (Assistente de Responsabilidade Social) e Luciane Nunes (Jornalista).

A título de conhecimento, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é uma instalação essencial para o saneamento básico, responsável por tratar o esgoto doméstico e industrial antes de devolvê-lo ao meio ambiente. Esse processo visa proteger a saúde pública e os ecossistemas aquáticos. O tratamento é realizado em várias etapas, que podem variar conforme o tipo de estação e a carga poluente do esgoto. São várias fazes envolvidas neste processo, tais como: Pré-tratamento (coleta e transporte, gradeamento, desarenação e separação de gordura), Tratamento Primário (decantação primária e remoção do lodo), Tratamento Secundário Biológico (processos biológicos, tanques de aeração, decantação secundária e recirculação de lodo), Tratamento Terciário Avançado (filtração, desinfecção e remoção de nutrientes), Disposição Final (efluente tratado e lodo gerado).

Após o primeiro encontro com o Gerente Institucional Luciano Brandão e Tiago Marques Coordenador de Operações Imbé ocorrido no Gabinete do Presidente em 17/04, a visita a ETE foi fundamental para se observar de perto o processo técnico que envolve um tratamento de efluente.

___________________

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria Corsan