ABAMI do Litoral celebra Dia de Combate ao Câncer de Mama

Na quarta-feira(18), ocorreu na Câmara de Vereadores uma palestra em celebração aos 15 anos da fundação Abami do Litoral (Associação Beneficente das Amigas da Mama no Litoral) fundada por Nilza Costa Godoy e dirigida atualmente pela Presidente da Associação Daiana Esquici Godoy, que foi uma das palestrantes do evento. Entre as convidadas e palestrantes, estavam a ex-deputada Luciana Genro, a vereadora Virna Alice, a Cordenadora do Projeto Emancipa Mulher, Carla Zanella, entre outros.
    A atividade realizada em referência ao Dia de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 18 de julho tendo sido inicialmente instaurado no município de Imbé, pela lei municipal nº 742/2002, passando posteriormente a vigorar em todo o estado através da Lei nº 12.126, de 15 de julho de 2004.
    Um dos principais temas tratados foi sobre o Câncer de Mama e a Violência Contra as Mulheres. Daiana Esquici Godoy explicou sobre a Prevenção do Câncer de Mama e a importância dos projetos desenvolvidos pela Abami Do Litoral, entre os quais estavam ‘O Tampinha Legal” que é uma ação socioambiental que visa fomentar e incentivar a coleta de tampas de plástico e o “Saúde da Mama é 10” que promove 10 mamografias gratuitas por mês.
   Dorys Frainer Corrêa falou sobre o trabalho da Abami Do Litoral, relatando um pouco de sua história de vida, que emocionou a plateia. A ex-deputada Luciana Genro, que atua fortemente nas frentes feministas do país, explanou sobre o desenvolvimento do projeto Emancipa Mulher, ressaltando também a importância da criação de políticas públicas de combate à violência contra mulher, assunto, aliás, que é uma das principais frentes de atuação de toda sua vida política.
     A Abami do Litoral  que desde 2002 realiza um trabalho de apoio à pacientes tratadas ou em tratamento de câncer de mama, tem como principal objetivo conscientizar mulheres a realizar o autoexame, mamografia/ecografia mamária e quaisquer exames clínicos em prol da saúde da mulher, buscando sempre que possível, contribuir para melhorar a saúde física e emocional da população do município e região.